terça-feira, 1 de julho de 2008

Como vovô já vestia...

Texto de Mário Lemes

“Chegamos num tempo em que tudo parece que já foi criado!”


Aquela idéia de que tudo (só) evolui às vezes é duvidosa. Principalmente no mundo da Moda.
Tudo bem que as sandálias que os egípcios usaram pra proteger os pezinhos no deserto acabaram “virando” Manolos e Louboutins[1] cobiçadíssimos, e que a calças jeans foram se modelando ao longo do tempo de acordo com o perfil de cada época. E tudo bem também que não dá pra se viver de passado, e que sempre é bom buscar coisas inusitadas, tanto na Moda como em qualquer outro tipo de criação.
Mas temos que admitir: chegamos num tempo em que tudo parece que já foi criado, todas as mudanças parecem que já foram feitas, e todas as revoluções parecem que já aconteceram. As mulheres já se vestiram de mulheres, já se vestiram de homens, já se vestiram com bichos. Os homens já foram pra guerra, já voltaram, já usaram maquiagem, já pararam de usar. Os jovens já espetaram o cabelo, já cortaram, já deixaram crescer de novo. Dá a impressão que não existe mais nada pra mudar. Mas o anseio natural do ser humano de criar coisas novas não deixa isso ficar assim. E aí, começamos a reaproveitar e transformar tudo aquilo que já foi criado e surge uma forte (e duradoura) tendência fashion: vestir elementos que remetem ao passado. Em outras palavras, ter um estilo retrô ou, pelo menos, usar algumas peças do vovô de vez enquando.
A tendência da Moda Retrô está cada vez mais presente nas ruas e nos guarda-roupas das pessoas. É só prestar atenção e ver que muita gente voltou a usar suspensórios[2], que muitos óculos parecem que foram trazidos dos anos 80, e que tem muito velhinho fashion por aí. Eu já estou me acostumando a ver um vovozinho na rua e ter uma vontade enorme de perguntar quanto ele quer naquela boina que ele está usando.
Outro dia eu fui na Chilli Beans[3] ver se ainda tinha um certo modelo de óculos, que eu comprei há um tempo, e a moça que trabalhava lá me disse que não, que os modelos retrôs estão acabando muito rápido. Chegam na loja, e evaporam em segundos.Sem falar das várias buscas por brechós na internet, pela multiplicação deles em sites como o Orkut e o Flickr. Os donos de brechós estão percebendo o grande negócio que têm, e que anunciar na internet é uma ótima forma de divulgação. Muita gente compra, mesmo!
As pessoas querem vestir coisas de décadas (e até séculos) passadas, querem inovar o visual com elementos antigos. E, pode soar contraditório mas, isso é uma tendência muito interessante!
E comprar roupa em brechó[4] é mesmo uma ótima idéia. Neles, além de peças vintages pra compor seu look, você acha roupas de grifes por um preço bem mais acessível que o original e, claro, com a mesma qualidade.
É importante esclarecer o significado de termos como vintage e retrô. Ambos são utilizados para designar as mesmas coisas, mas há um pequeno equívoco aí: vintage é aquela peça de brechó, ou aquela peça que você pegou no guarda-roupa da sua avó, que foi produzida em um tempo passado e você usará agora, no seu look contemporâneo. Já retrô é a peça que foi produzida agora, em coleções atuais, mas que tem um design que remete a épocas antigas. As duas coisas são muito legais e, quando você usa qualquer uma delas, tem o mesmo objetivo: misturar o antigo e o contemporâneo pra tentar criar um visual diferente.
Como não dá mais pra ficar esperando coisas novas serem criadas, o legal (e fashion) é mesmo sair reaproveitado as peças, o design e os conceitos dos estilistas do tempo dos nossos avós. A coisa mais difícil de se ver hoje em dia é um desfile de alguma coleção que não tenha influência nenhuma de alguma década passada. Chegamos num ponto em que isso é inevitável. Então, não hesite em vasculhar o baú do seu avô, nem em comprar um wayfarer[5] no próximo verão. Seja retrô, pelo menos um pouquinho. Você pode!


[1] Manolo Blahnik e Christian Louboutin. Dois dos designers de calçados super cobiçados pelas mulheres. O primeiro é tradicionalmente excêntrico. O segundo, é relativamente novo no ramo, mas já faz pequenos sonhos de consumo. O solado vermelho é a grande (e sensualíssima, diga-se de passagem) marca dos sapatos Louboutin.

[2] Acessórios claramente ligados a coisas antigas, pessoas mais velhas, etc, o suspensório reapareceu como elemento fashion em 2004, num desfile da Dior. Mais recentemente, Victoria Beckham apareceu de usando suspensórios na capa da edição americana da revista Elle.
[3] A Chilli Beans é uma rede popular de lojas de óculos escuros. Os modelos são bem interessantes e os preços, acessíveis. Confira mais no site: www.chillibeans.com.br

[4] Uma rápida lista de brechós em São Paulo:Brechó Sem CriseAl. Ministro Rocha Azevedo, Cerqueira CésarTel.: (11) 3088-0527Mancebo Café DesignAlameda Casa Branca, 604, Jardim PaulistaTel.: (11) 3884-8328.Passado PresenteRua Augusta, 2690, loja 16, Galeria Ouro Fino, Jardim PaulistaTel.: (11) 3081-6253Cristal BrechóRua Mourato Coelho, 560, Vila MadalenaTel.: (11) 3032-5200Troço sem TraçaRua Fidalga, 417, Vila MadalenaTel.: (11) 3812-1367BreshopRua Gaivota, 1290, MoemaTel.: (11) 5543-6555Trash ChicRua Professor Carlos de Carvalho, 95, Itaim BibiTel.: (11) 3167-4331Minha Avó TinhaRua Doutor Franco da Rocha, 74, PerdizesTel.: (11) 3865-1759E um link do Orkut, de uma comunidade, pra quem não mora em São Paulo e quer procurar um bom brechó:http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=515381

[5] Wayfarer é um modelo de óculos criado pela Ray-Ban nos anos 50 que se tornou o mais usado de todos os tempos. Ícones da música sempre são vistos usando os tais óculos.



Mário Lemes é articulista de Moda do site:http://www.revistamirabolante.com.br/

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