segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Com Acuçar e Com Afeto

Texto de Má Palas

Depois de muito tempo tentando entender a dinâmica de certas coisas que estão ao meu redor resolvi ir em busca do que me intrigava constantemente e comecei com Chico Buarque de Holanda para chegar a Nelson Rodrigues.
Comecei tentando entender quem era e qual esta música que este tal de Chico Buarque faz que o povo tanto falta?
Pois bem, confesso que para mim a sonoridade era de um homem com uma mega carácter intelectual, músicas cheias de lirismo mas com uma batidinha nada haver ou como diria alguns, sem noção. Uma batidinha que não era Bossa Nova, não era a MPB de Roberto Carlos e muito menos de Caetano Veloso e não se enquadra o Tom Jobim, né?
Ou seja, um jeito manso em um balaio de agenciamento de formas, como diz Jean Laude, mais uma pequena dose de crítica?
É isto o tão famoso Chico? Não, necessitava de maiores informações, maiores referências e fui em busca de uma biografia. Ah, quem sabe ali encontro o que tanto quero entender!! Na verdade, me auto sugeri um livro em que outras pessoas falassem dele e achei : O Chico Cristão, O Chico Familiar, O Chico Político, O Chico Estudante, O Chico Gran Artista....E entre outros Chicos dentro de um Chico.
Desisti, parei a biografia no meio ou estou enjoada mais lendo-a passasivamente e, ainda não consegui definir este músico dentro da minha vida de bandeirante de novos sons e músicas.
E nesta confusão toda de busca e decepção biográfica, caí em minhas mãos o novo cd da Fernanda Takai com regravações de Nara Leão produzido pelo Nelson Motta. Simplesmente incrível e com uma musiquinha do Chico. Ah, finalmente...Até que fim, uma regravações, uma mudança de estilo para o pop rock com distorções de guitarra e eis que me surge a melhor definição de Chico Buarque de Holanda.
Concordo com todos quando dizem que Chico Buarque uma personalidade que dá para colocar ao lado de Gregório de Matos, Euclides da Cunha, João do Rio e Clarice Lispector.
Só que pela densidade e expressão de suas palavras, ele precisa de um contraponto que se encontra em um violão ou na sua suave voz, algo quase arcaico e simples. Uma mestiçagem de sons, expressões e corpos.
Odeiam quando falam que Chico sabe entender a alma feminina? E a masculina? Chico não entende nada, nem ele e muito menos eu. Ele sente e coloca para fora o que realmente anseia seu corpo, deixa o corpo falar e agir, inclusive falta tanto que renasce junto com açucar e com afeto fazendo um doce bem sincero para nós paramos em casa e degustar qual o quê?



Referências:
Fernandes, de Rinaldo (2004). Chico Buarque do Brasil. Rio de Janeiro: Garamond.
Holanda, Chico Buarque (mus). Com açucar e com afeto.


Má Palas
A orquestração poética de vozes múltiplas.

3 comentários:

Vagas para Jornalistas disse...

Comentário feito pela Ducarmo, via orkut:

Acabei de ler seus textos no "sem noção".Gostei e gostei mais ainda da sua "redescoberta" do homem chico buarque de holanda...com açucar com afeto fiz seu doce predileto pra vc parar em casa...qual o quê...com seu terno mais bonito vc sai não acredito quando diz não demorar......vc se diz ser operario sai em busca do trabalho.... Chega!por mais que se egue esta sim é a verdadeira poesia, inteligencia e cultura...tudo bem q o mundo tem q evoluir mas nesta pressa acabamos tropeçando e arrancamos lascas (assim como as unhas qndo vc bate na ponta de uma calçada) que um dia nos fara a maior falta. imgine se vc só tivesse a oportunidade de conhecer as musicas da tathi quebra barraco?Mc leozinho?zeze de camargo e luciano? Sua memoria Ham estaria para sempre comprometida!!Sério! Adoro dançar funk,gretchen e outras cizitas mais...mas qndo é pra falar serio gosto mesmo é de um 5 estrelas como chico.bjos dudu

mario lins disse...

Sem noção e sem sentido. Um réles comentário desse monstro sagrado da MPB Chico Buarque de Holanda, feito à revelia, sem o devido conhecimento de causa. Causa sim, repugnância e expõe a autora a um marasmo ridículo e, volto a repetir e finalizar com o mesmo prefácio, sem noção do que tentou dizer.

Larissa Paiva. disse...

adorei seu blog :)'