quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

DA COMUNICAÇÃO À INTERAÇÃO

[ texto publicado no site publicado no site
http://www.viraweb.com.br de 1/9/2002 ]


IVAN FERRER MAIA

As pinturas e os desenhos nas cavernas, do período Paleolítico, estavam relacionados diretamente com a caça. Não visavam utilizá-los como um meio de comunicação entre os homens, mas pretendiam comunicar com forças mágicas que os favorecessem obter o animal: eu desenho, logo caço! As pinturas eram feitas dentro das cavernas, em locais escuros e - muitas vezes - uma sobre a outra. Não havia interesse estético. Mas é no período Neolítico, quando o homem torna-se sedentário e passa a compartilhar sua terra e seu cultivo, que se esboça os princípios do cooperativismo e fomenta a necessidade de comunicação entre eles.É provavelmente na Mesopotâmia que se encontra o início da etiqueta. Para classificar os produtos a serem comercializados, os mesopotâmicos desenvolveram códigos que serviam como etiquetas para as mercadorias. A comunicação de uma via, sem interação, perdurará por muito tempo.Com o advento da televisão podemos visualizar melhor a evolução da comunicação até chegar à interatividade. A TV em preto e branco, com um ou dois canais, limitava-se em ligar ou desligar, aumentar ou abaixar o volume, brilho, contraste e alterar de um canal ao outro (mesmo sendo apenas dois canais). É chamada por alguns autores de interatividade analógico-eletro-mecânica. Já com a TV colorida, surge o controle remoto e conseqüentemente o zapping, que dizem ser o antecessor da navegação na World Wide Web. Outros equipamentos complementam a TV - vídeo, câmaras portáteis, jogos eletrônicos. Com esses aparelhos a TV ganha outras funcionalidades, como assistir a vídeos gravados e jogar. É com a TV digital interativa que o telespectador poderá participar ou alterar o conteúdo informativo das emissões em tempo real, utilizando fax, e-mail, telefone ou carta. Na interatividade digital o telespectador pode votar, opinar sobre algum tema, ou seja, interagir com o conteúdo. Enquanto na TV tradicional a interatividade é com a máquina, na digital é com o conteúdo. No entanto, foi com a internet que a interatividade ficou mais efetiva. Podemos citar como exemplo a seção Galeria do Visitante de um site que criamos - www.descubracampanha.cjb.net. É um site voltado para o turismo de uma cidade, sendo que nessa seção o turista compartilha suas fotos, desenhos ou poesias desenvolvidas após ou durante sua visita à cidade. O turista compartilha seu olhar sobre o local com outros usuários do site.A internet possibilitou também um outro tipo de interatividade - a social ou também a chamada interação. Neste caso, a tecnologia é apenas um meio para favorecer a relação entre um grupo social. Os ambientes virtuais cooperativos são exemplos de tecnologias que permitem esse tipo de interação. Aqui, os usuários se relacionam colaborando / cooperando uns com outros, a ponto de fortificar a autonomia e formar uma autêntica comunidade virtual.

IVAN FERRER MAIA Mestre em Multimeios / UNICAMP, Designer, Diretor Pedagógico da COOPERCAMP, Professor titular da UEMG, docente das disciplinas de Metodologia Científica, Arte e Sociedade, História da Arte e Turismo Cultural. Especialista em Criatividade, Cultura Visual e Tecnologia Digital

Nenhum comentário: