sexta-feira, 7 de março de 2008

Será que não é rede social demais?????

Texto de Má Palas

Li uma pequena notícia no site da Revista Info feita por Sandra Carvalho em 14/02/2008 que lista algumas redes sociais: Orkut, Myspace, Facebook, Spock, OneConnect, Linkedin, Plaxo....
Alguns destes espaços eu nunca tinha ouvido falar. Com certeza estes espaços virtuais conquistaram o mundo inteira como também já faliram bastante agências de relacionamentos. O que me faz pensar é: existe alguém que consegue administrar tanta conta e senha em vários sites? E ainda, a mesma pessoa sabe mexer com tudo isto?? Outra questionamento mais dúbio, por acaso, este mesmo Ser trabalha, tem rotina, estuda, namorar?
Eu sinceramente tenho conta no Orkut, Myspace e Facebook - que por mim deletava as duas últimas, mas por respeito a pessoas queridas e que moram fora do país, tento as deixar em atividade acessando quando recebo um e-mail falando que alguém solicitou uma amizade ou me deixou um recado.
Só que se minha vida fosse só isto estaria excelente! Ainda tem: fotolog, conta no Last FM, que este site é muito gostoso e bom para achar cantores, bandas, clipes - pelo menos destes espaços virtuais é o que achei de maior utilidade em minha vida - e músicas, mais o Youtube...Ah, e ainda tem os MSN da vida (dois - um do trabalho e outro particular), um Skype e um Google Talk.
Puxa, só de listar tudo isto dá um trabalhão, imagina administrar?
Vamos dizer que se eu entro dois minutos no Orkut para responder 3 recados, 2 minutos no Facebook e assim vai....Não é tempo demais perdido? Não quero entrar no questionamento sobre a falta de tempo, ou como o administrar melhor o mesmo quando se está acessando a Internet, para realizar as nossas atividades diárias em uma megalópole.
Meu questionamento se engloba totalmente em analisar as atividades das comunicações e relações culturais das pessoas, me restringindo a questionamentos pessoais e particulares. E aí vai minha maior pergunta: Como fica as relações afetivas, as amizades e a interação entre as pessoas?
Eu confesso abertamente que amo meu Orkut pelo simples fato de poder me conectar com amigos e marcar eventos e atividades para o final de semana. Mas é só! Também confesso que alguns de meus relacionamentos começaram por lá e não foram ruins (o começo, o relacionamento e a entrada da pessoa na minha vida).
Mas não troco o encontro com meus amigos no sábado a tarde na pracinha Benedito Calixto ou encontro casual com pessoas master queridas de para ficar "orkuteado" ou dialogando pelo MSN.
Há casos que eu acho tenebroso de pessoas que simplesmente aboliram sua vida para viver uma outra vida virtual no Second Life.
Puxa, para mim é uma magia ir em um espetáculo de dança e sair de lá com um energia incrível pela interação dos corpos dos dançarinos, música e coreografia! Fico realmente em êxatase.
Novamente, confesso que tem muita coisa legal que podemos ver no Youtube e na Internet, mas nada é comparável com o êxtase de vivenciar cultura, arte e as relações com as pessoas e com o mundo a nossa volta. Nascemos para viver, para degustar as possibilidades de explorar e desvendar caminhos desconhecidos e isto só é possível, felizmente, nos fazendo presente no mundo para deixar marquinha nossa registrada e aí, no futuro olhar para trás e dizer: Valeu a pena viver!

Má Palas
A orquestração poética de vozes múltiplas.

Nenhum comentário: