terça-feira, 1 de abril de 2008

Da boca à barra


Texto de Mário Lemes


"Em um mundo fashion feliz, o cós alto e o baixo, a skinny e a pantalona, podem conviver em harmonia."

Se você der uma rápida olhada em fóruns sobre Moda pela internet, vai ver que um dos assuntos mais "queridinhos" dos últimos meses é a volta da calça de cós alto. Uns dizem que são "a favor", outros que "de jeito nenhum" e alguns um pouco mais imparciais dizem que "depende".
A mesma coisa acontece quando alguém menciona que as queridíssimas skinnies [1] estão com os dias contados e darão lugar à pantalona. Muitos se desesperam e se descabelam. E não é diferente quando surge algum comentário sobre uma possível decaída das maxibags[2].
Algum pseudo-rebelde deve ter dito a essas pessoas que Moda e Política são a mesma coisa. Pois bem, não são! Ninguém tem que ser a favor ou contra nada, o que existe é o gosto, a preferência. Não é para existir o "Partido dos Anti-Cós-Lá-Em-Cima" e nem a "Associação de Defesa da Skinny". As tendências existem, sim, e mudam constantemente, mas ninguém vai obrigar ninguém a usar o que não quer. É um consenso entre os fashionistas que o cós alto, quando bem usado (em pessoas magras e de preferência altas), realça muito a elegância. Na Europa, a onda já pegou e já está até indo embora. Pra sempre? De forma alguma. Quem ousou experimentar a cintura alta e achou que caiu bem, pode e deve continuar usando. Com as skinnies também: elas apareceram há uns dois anos, se popularizaram ano passado e realmente merecem um grande destaque no guarda-roupa de muita gente. Quem tem o tipo de perna adequado e achou que ficou bem com os tais jeans grudados, que continue usando! A pantalona[3] vai reaparecer com força em questão de dias, mas as skinnies têm tudo pra continuarem em alta, só não vão ser mais novidades, aliás, já não são.
Sabia que os membros do Ramones[4] nunca largaram a modelagem justa e reta mesmo quando o mundo todo aderiu à boca-de-sino? Então, quem ama a calça skinny, siga o exemplo deles! E sobre as pantalonas, use se quiser! Talvez ter uma ou duas no armário não seja má idéia.
Quanto às maxibags, nem seria preciso dizer nada, não é? Uma peça extremamente prática e ao mesmo tempo elegante, que não deveria ser esquecida nunca. Quem sabe explorar novas cores, fugir das metálicas enjoativas, buscar novos materiais, menos flexíveis, para dar à mega bolsa um aspecto diferente seja uma boa saída. Mas quanto ao tamanho, nem precisa pensar em mudar (a não ser que queira). Vão aparecer as bolsas médias, as do tipo carteiras, etc, mas em nome da elegância e praticidade, é aconselhável nunca deixar a querida maxibag esquecida no fundo do baú.
Alguém pode associar suas novas calças de cós alto a cafonice, etc. Podem confundir pantalona e boca-de-sino e achar que você está vestido de John Travolta em "Os Embalos de Sábado a Noite"[5]. Se você se importa com isso ou se tais peças não combinam com o seu corpo, é só não usar. Cada pessoa tem uma concepção estética própria, é essa concepção que rotula o que as pessoas vestem; e é a partir da mesma que devemos nos vestir como achamos melhor. Nada se torna brega assim tão rápido, e nem nada se torna unanimidade absoluta. Ainda bem! Sempre vão existir as opções, justamente para não sair todo mundo usando a mesma coisa.
Em um mundo fashion feliz, o cós alto e o baixo, a skinny e a pantalona, podem conviver em harmonia.


[1] Skinny em inglês quer dizer magro, fino, justo. As calças que levam esse nome são aquelas com a modelagem justa desde a parte dos quadris até a barra. Podem ser 100% algodão ou podem levar um pouco de elastano na composição.

[2] Maxibag's ou maxibolsas são aquelas bolsas muito maiores do que as antigamente convencionais. Existem aquelas com aspecto de sacola e outras feitas de material menos flexível com aspecto rígido.

[3] Pantalonas são as calças com modelagem que começa justa na cintura e vai alargando até a barra. Algumas pessoas confundem com boca-de-sino, o que é um grande equívoco. Esta é justa até o joelho, e se alarga a partir dele até a barra e aquela é larga desde os quadris.

[4] "The Ramones" foi uma banda de Punk Rock surgida na década de 70 que tem influência na música até hoje. Tinham um estilo bem característico.

5] Originalmente chamado de "Saturday Night Fever" é um filme americano de 1977 estrelado por John Travolta, que é lembrado até hoje por mostrar a febre das discotecas da época.


Mário Lemes é articulista de Moda do site:http://www.revistamirabolante.com.br/

Nenhum comentário: